Quem sou eu

Minha foto
“A humildade não é apenas uma graça ou virtude como outras, ela é a raiz de todas, pois somente com humildade toma-se a atitude correta diante de Deus, e permite-se que Ele faça tudo”.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Que o Senhor nos desperte!!



Todos os movimentos de Reforma na história aconteceram através de poucas pessoas, mas muitissimamente famintas e sedentas por Deus. Essa é a história do Cenáculo no dia de Pentecostes e também a história da Alemanha no dia 31 de outubro de 1517. No Cenáculo, um grupo de homens e mulheres se entregou de corpo e alma à busca pela Presença de Deus e derramamento do Espírito Santo. Na Alemanha, um jovem monge desesperado pela Verdade e Presença de Deus, afixava as suas 95 teses nas portas da Catedral de Wittenberg. Ele ansiava por Deus, por uma reforma na igreja, pelo retorno às veredas antigas, pela salvação dos seus concidadãos e por uma transformação na sociedade. Ele queria que todas as pessoas experimentassem o que ele mesmo, tempos antes, havia experimentado.

A Reforma do século XVI não começou na igreja, mas no coração de homens e mulheres que, como Martinho Lutero, ansiavam por Deus e pela doce Presença do Altíssimo. Essas pessoas estavam saturadas dos rituais religiosos, das rotinas vazias, das aparências externas, dos sacrifícios pesados, dos pregadores mercenários, das igrejas opulentas e dos corações angustiados. Havia um profundo e íntimo clamor por Deus e por sentido, pela presença do Altíssimo e por direção, pela Verdade e por libertação, pelo derramamento do Espírito e por salvação.

Martinho Lutero era apenas um no meio dos tantos homens e mulheres que diariamente se agonizavam diante de Deus, ansiando por mudança e por tempos de refrigério. Em meio às suas intensas e desesperadas buscas, numa de suas idas à biblioteca, ele casualmente encontrou a Bíblia acorrentada à uma mesa. O que os tantos outros livros, durante tantos anos, não haviam conseguido lhe proporcionar, as Escrituras lhe deram: a Palavra de Deus! Finalmente, a respostas para as suas perguntas; o bálsamo para as suas feridas; a lâmpada para os seus pés; a doçura para a sua vida amarga; a água para dessedentar a sua sede; e o pão para saciar a sua fome. Do início ao fim, em cada página das Escrituras, em cada instante diante de Deus, em cada momento de devoção, ele se encontrou com Jesus, o Verbo que se fez carne, Aquele, o único capaz de mudar a vida de alguém.

Enquanto diariamente peregrinava pelas páginas da Bíblia, gradativamente a sua peregrinação pelos caminhos da terra se tornava diferente. As pegadas que ele então deixava na areia já não mais eram um reflexo de seu encontro com os outros livros ou pessoas, mas sim um desdobramento natural dos seus encontros diários com a Palavra Viva. Bastou-lhe deixar o coração ficar diariamente exposto à Verdade da Palavra de Deus para ter os seus pensamentos e atitudes transformados. O seu coração incendiado por Deus incendiou a Alemanha, a Europa e o mundo!

Mais uma vez, na lembrança do Pentecoste e de Lutero, somos lembrados de que Deus não usa métodos, mas sim pessoas que decidem se entregar totalmente a Ele, em uma busca intensa, aguerrida, desesperada e perseverante.

Que o Senhor nos desperte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário