Quem sou eu

Minha foto
“A humildade não é apenas uma graça ou virtude como outras, ela é a raiz de todas, pois somente com humildade toma-se a atitude correta diante de Deus, e permite-se que Ele faça tudo”.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Por que eu não deveria ser ciumento e invejoso quando todo mundo está em melhor situação do que eu?


Mentalidade de Deserto nº8

" Em João 21 Jesus estava conversando com Pedro a respeito das dificuldades que ele teria de suportar para servi-Lo e glorificá-Lo.Assim que Jesus lhe disse essas coisas, Pedro se voltou, viu João e, imediatamente, perguntou a Jesus qual era a Sua vontade para ele. Pedro queria ter certeza de que ele ia passar por tempos difíceis, então, João também iria.
Como resposta, Jesus, polidamente, disse a Pedro que cuidasse da sua vida.
Tomar conta(ter nossa mente) da vida dos outros nos manterá no deserto. O ciúme, a inveja e a comparação mental de nós mesmos e nossas circunstâncias com os outros é uma mentalidade de deserto.
A inveja levará uma pessoa a se comportar de forma insensível e áspera- às vezes até animalesca(Pv 14.30). A inveja levou os irmãos de José a vendê-lo como escravo. Eles o odiavam porque o pai deles o amava muito.
Se há alguém em sua família que parece receber mais atenção do que você, não o odeie. Confie em Deus!Faça o que Lhe pedir para fazer- descanse nEle para receber favor-e você terminará como José- extremamente abençoado.
O Dicionário Expositivo das Palavras do Novo Testamento, de Vine, define a palavra grega traduzida como inveja como "o sentimento de descontentamento produzido ao se testemunhar ou ouvir sobre a vantagem ou prosperidade de outros."
Ciúme é definido como o temor de perder o que se tem para outra pessoa; ressentimento do sucesso de outra pessoa, que nasce de sentimentos de inveja.
Quando eu era jovem tinha muitas lutas com o ciúme, a inveja e a comparação. Essa é uma característica dos inseguros. Se não estivermos seguros com relação ao nosso próprio valor e importância como um indivíduo único, nos acharemos competindo com qualquer um que pareça ser bem-sucedido e estar se dando bem.
Aprender que eu era um indivíduo(que Deus tem um plano único e pessoal para minha vida) tem sido, com certeza, uma das mais valiosas e preciosas liberdades que o Senhor me deu. Estou segura de que não preciso comparar-me(ou comparar meu ministério) com ninguém.
Sou sempre encorajada de que há esperança para mim quando olho para os discípulos de Jesus e percebo que eles lutaram com muitas das mesmas coisas com as quais luto.Em Lucas 22, encontramos os discípulos discutindo sobre qual deles era o maior, Jesus lhes respondeu dizendo que o maior era, na verdade, aquele que desejava ser o menor ou aquele que desejava ser um servo.Nosso Senhor gastou grande parte de seu ministério para ensinar seus discípulos que a vida no Reino de Deus é geralmente o oposto da forma do mundo ou da carne.Jesus ensinou-lhes coisas como:

"Muitos que são os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros"(Mc 10.31);
"Regozijem-se com aqueles que são abençoados".(Lc 15.6-9);
"Ore por seus inimigos e abençoe aqueles que os maltratem".(Mt 5.44)

O mundo diria que isso é tolice-mas Jesus diz que é o poder real.
Deveríamos, com toda a certeza, fazer o nosso melhor no trabalho; não há nada errado em querer se sair bem e progredir em nossa profissão. Mas encorajo-o a lembrar-se de que, para o crente,promoção vem de Deus, e não do homem.Não precisamos fazer o jogo do mundo para progredir. Deus nos dará favor com Ele e com os outros se fizermos as coisas à sua maneira(Pv 3.3-4).
O que Deus faz por você ou por mim pode não ser o que Ele faz por outra pessoas, mas devemos nos lembrar do que Jesus disse a Pedro:"Não se preocupe com o que eu decidir fazer com outra pessoa- siga-me"!
Uma amiga,certa vez, recebeu um dom do Senhor que eu estava desejando e aguardando por muito tempo. Bem, eu não considerava essa amiga nem um pouco "espiritual" como eu, então senti muito ciúme e inveja quando ela veio alegremente à minha porta compartilhar comigo o que Deus havia feito por ela. Claro, na sua presença fingi estra feliz por ela, mas em meu coração não estava.
Quando ela se foi, jorraram atitudes que eu jamais pensaria que estivessem em mim. Na verdade, ressenti-me com a bênção que Deus lhe dera porque não achava que ela a merecia. Afinal de contas, eu ficava em casa, jejuava e orava enquanto ela corria para lá e para cá com seus amigos e tinha bons momentos. Veja você, eu era um "fariseu", uma religiosa esnobe e nem mesmo sabia disso.
Deus coloca os acontecimentos muito frequentemente da forma que não escolheríamos, porque Ele sabe do que realmente precisamos. Eu precisava livrar-me das minhas atitudes más, seja lá em que estava crendo. É importante que Deus disponha as circunstâncias de tal forma que tenhamos, finalmente, de encarar a nós mesmos. De outra forma, jamais esperimentaremos a liberdade.
Enquanto o inimigo puder se esconder em nossa alma, ele sempre terá certa parcela de controle sobre nós. Mas, quando Deus o expõe, estaremos a caminho da liberdade se nos colocarmos nas mãos dEle e Lhe permitirmos fazer rapidamente o que Ele fazer.
Deus já havia, ma verdade, proposto para minha vida que o ministério do qual Ele me faria mordomo deveria ser bastante grande e alcançar milhões de pessoas pelo rádio e pela televisão, por meio de seminários, de livros e de fitas de áudio. Mas ele não me traria à plenitude do ministério exceto se eu "crescesse" nEle.

"Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma". 3João 2

Reflita nessa passagem cuidadosamente. Deus deseja nos abençoar até mesmo mais do que nós desejamos ser abençoados. Mas Ele também nos ama o suficiente para não nos abençoar além da nossa capacidade de administrar e continuar dando-Lhe glória.
O ciúme, a inveja e a comparação de si próprio com os outros é infantil. Isso pertence inteiramente à carne e não tem nada a ver com coisas espirituais. Mas é uma das principais causas para uma vida de deserto.
Preste atenção nos seus pensamentos nessa área. Quando reconhecer padrões errados de pensamentos começando a fluir em sua mente, converse consigo mesmo um pouco. Diga a você mesmo:"Que bem me fará ter ciúme dos outros? Isso não me tornará abençoado. Deus tem um plano individual para cada um de nós e vou confiar nEle para fazer o melhor para mim."Então, determnado e deliberadamente, ore para que eles sejam mais abençoados.
Não tenha medo de ser honesto com Deus sobre seus sentimentos. De qualquer maneira, Ele sabe como você se sente, então você poderá também falar com Ele sobre isso.
Eu disse coisas ao Senhor como esta:"Deus, oro para que abençoa-a de todas as maneiras. Senhor, estou orando assim pela fé. Em meu espírito, sinto ciúme dela e sinto-me inferior a ela, mas escolho fazer isso à Tua maneira, quer que eu deseje fazê-lo, quer não."
Talvez você tenha mantido uma fortaleza mental por longo tempo nessa área. Cada vez que você encontra alguém que parece estar um pouco à sua frente você sente ciúme, inveja ou desejo de entrar em competição com ela. Se assim é, exorto-o a ter nova mentalidade.
Ajuste sua mente para ser feliz pelos outros e confiar em Deus a seu respeito. Levará algum tempo e persistência, mas, quando aquela velha fortaleza mental for destruída e substituída pela Palavra de Deus, você estará a caminho da saída do deserto e da entrada da Terra prometida".
JOYCE MEYER

Nenhum comentário:

Postar um comentário