Quem sou eu

Minha foto
“A humildade não é apenas uma graça ou virtude como outras, ela é a raiz de todas, pois somente com humildade toma-se a atitude correta diante de Deus, e permite-se que Ele faça tudo”.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

"Obrigado, digo eu!"

Numa época em que todos falamos e vemos os problemas na saúde pública: pessoas morrendo sem atendimento,meses à espera de um exame ,médicos que muitas vezes não cumprem o juramento que fizeram no dia da formatura, médicos tentando fazer o máximo sem nenhuma estrutura.Alegrei-me ao ler o artigo do médico cardiologista Flávio José Kanter.
Abaixo ,transcrevo o artigo.

"Outro dia saí da sala de consultas enquanto alguém se preparava para ser examinado. Na sala de espera, um antigo colega de ginásio do Colégio Júlio de Castilhos esperava sua vez. Trocamos um abraço, felizes com o reencontro. Nesse momento, chegou uma senhora, que entregou-me um presente alusivo a Rosh Hashana(Ano-Novo judaico).Disse que o trazia em agradecimento por atendimentos prestados.Apertamos as mãos, disse-lhe que eu é que tinha que agradecer. Ela se foi e meu colega comentou: "Que bonito isso que acontece na profissão de vocês, as pessoas ficam gratas e vêm dizer isso!"

Aí, fiz uma confidência: cada vez mais, quando as pessoas me agradecem, eu sinto e digo que eu é que sou grato a ti e a todos os meus clientes." Por quê? Porque as pessoas que se valem do meu trabalho confiam em mim, desnudam seus corpos e mentes para que eu as entenda e as ajude. E eu aprendo com cada um em suas circunstâncias. E quando elas me agradecem, exacerba-se em mim o sentimento de gratidão.

A profissão médica me proporciona interações diárias com pessoas. Cada uma é única e a riqueza dessa convivência é indescritível. Quando a conversa terminou, vi que meu amigo ficara tocado.

O médico Danilo Perestrello escreveu em seu livro A Medicina da Pessoa(1974):"É uma ilusão crer que exista o especialista impessoal. O clínico poderá querer sê-lo, mas não o é(...)A verdade é que todo encontro médico-paciente é significativo. Se esse encontro é desarmonioso, não pode trazer benefício."
Então, obrigado,digo eu!"
( Fonte: Jornal Zero Hora)

Que possamos ter dias melhores na saúde pública e que os médicos jamais percam a sentido verdadeiro de ser médico.

2 comentários:

  1. Princesamiga

    Gostei; gostei de te ver lá na nossa (agora também é tua) Travessa; gostei deste testículo com x que aqui postaste.

    Não sou médico, como já sabes, mas acho que é uma profissão fascinante, onde o espírito de missão conta bastante. Mas, o contacto com os doentes é importantíssimo.

    Estabelecida a empatia - o que acontece, felizmente, comigo e com o meu médico de família, ou seja do Centro de Saúde público - é muito mais fácil para mim colocar sinceramente nas mãos do doutor, as minhas queixas e os meus problemas.

    Que possamos ter dias melhores na saúde pública dizes; em Portugal ela já não está mal, vai alcançando e melhorando. Estou porém inteiramente contigo: que os médicos jamais percam a sentido verdadeiro de ser médico.

    Os médicos não são sacerdotes; são médicos e chega

    Qjs

    PS - Agora, fico à espera de comentários teus... É uma ORDEM!!!!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Estou passando para avisar que o blog Jesus é Vida mudou de endereço, agora é http://bauderecursosmi.blogspot.com
    Vai lá e se registra novamente para continuar recebendo as atualizações de postagens. Bjuu!

    ResponderExcluir