Quem sou eu

Minha foto
“A humildade não é apenas uma graça ou virtude como outras, ela é a raiz de todas, pois somente com humildade toma-se a atitude correta diante de Deus, e permite-se que Ele faça tudo”.

sábado, 31 de dezembro de 2011

Onde mora a Felicidade

Hoje, último dia do ano,tinha decidido não postar textos . Fui ler o jornal, sem muita expectativa , pois fiquei imaginando que só teria retrospectivas de 2011 e expectativas sobre 2012( já tinha visto e assistido muitas matérias sobre estes assuntos :) Mas , para minha surpresa e alegria encontrei uma história que me encantou, fez-me sorrir e chorar. È a história da dona Felicidade. Não resisti e resolvi compartilhar com vocês. Saibam onde mora a Felicidade.
Ah, aos que gostam de ler só textos curtos, incentivo-os a não desistirem e a lerem até o fim! :)

* Fonte:Jornal Zero Hora- Rio Grande do Sul- Fabrício Carpinejar
*http://carpinejar.blogspot.com/

"A Felicidade mora na Rua João Goulart, em Santana do Livramento, cidade de 83 mil habitantes, a 487 quilômetros de Porto Alegre, na fronteira com o Uruguai.

Ela tem um rostinho de violeta, de vaso miúdo, o andar curvado e a bondade brilhosa de pele. Calça sapatos pretos com meia calça e seus cabelos grisalhos são espetados.
– Fiquei magrinha, mirrada, terminou o sangue, a carne, sou só osso e olho.

Felicidade Camargo Machado completou 106 anos. Reside sozinha, paga as próprias contas com o dinheirinho da viuvez, varre o pátio, prepara sua comida e não precisa de mais ninguém.

Felicidade não sabe ler nem escrever, mas é de uma sabedoria aforística, como se fosse uma página perdida do Evangelho.
– Já tive tempo de aprender tudo, desaprender tudo e agora estou aprendendo de novo.

Felicidade é a única sobrevivente dos 15 irmãos.
– Semente solitária, a última para fechar plantação.

Felicidade é um anjo que sobreviveu ao inferno. Seu marido Ernesto foi pego em flagrante com mulher casada e assassinado pelo homem traído.
– Perdi o jeito de rir de tanto sofrimento. Vou rir por engano.

Felicidade diz que os pássaros deram para entrar pela janela da sala.
– Até pareço flor com mel.

Felicidade estragou a certidão de nascimento, guarda pedaços colados com manteiga numa tabuinha.

Felicidade passou a vida inteira trabalhando como lavadeira. Atendia 10 famílias na cidade. Suas mãos espumam.
– O tanque de pedra é meu conselheiro.

Ela detesta máquina de lavar, nunca teve, nunca terá. Alimenta manhas de seu ofício. Conserva todas as barras amarelas de sabão no mesmo pote, no aproveitamento total das sobras.
– Quando acaba o fim, posso inventar novo fim com as paredes do sabão no vidro.

Felicidade é do tempo que se lavava roupas no rio. E andava com trouxas na cabeça.
– Gosto de trabalhar à moda de céu aberto. Já andei pelas campanhas sem fim do pago. No Rio Grande tudo é mais fácil de existir.

Felicidade tem forças sigilosas nas veias. Soca, duro, as camisas, esfrega, bate o pano com violência. É uma boxeadora dos botões.
– A limpidez vem do movimento da água.

Felicidade é poeta e nunca leu um livro de poemas.
– Poema é cachorro lambendo meu joelho esfolado.

Felicidade preserva o melhor do dia para ir ao supermercado e conversar com as balconistas. Os estranhos ensinaram a se cuidar mais do que seus familiares.
– As gurias são minhas colegas de escola.

Felicidade existe? Às vezes acho que estou delirando e ela é sonho avulso de uma criança ou uma adolescente extraviada em alguma velhice.

Felicidade mora dentro de uma casa de madeira que fica dentro de uma casa de alvenaria. Ao invés da tradicional reforma, construiu uma casa no interior da outra. A porta antiga da frente abre para o quarto.
– Assim que somos: a infância dentro do adulto.

Felicidade acorda ao meio-dia e se acende de madrugada.Prefere banho de bacião e o luxo de despejar canecas de água quente no corpo. Aprecia um churrasquinho com bolacha maria e café preto.

Felicidade é esquisita de bonita. Não lembra as pessoas. E não sofre com isso.
– Sorte delas que lembro de mim para poder conversar.

Felicidade põe pinturinha nas mãos para assistir à novela e acenar aos artistas da tela.

Felicidade passeia com sua bolsa de croché pela Praça Internacional.

Felicidade é.
– Estou feliz para ser feliz um dia."

Fecho o ano com a história desta pessoinha de 106 anos,que não sabe ler, mas faz de sua vida uma poesia.

OBRIGADA A TODOS QUE PASSARAM POR AQUI, A TODOS QUE SEMPRE CHEGAM POR AQUI E LEEM O QUE POSTO,A TODOS QUE DEIXAM COMENTÁRIOS. SIMPLESMENTE, OBRIGADA!
ATÉ O PRÓXIMO ANO, ISTO É, ATÉ AMANHÃ! :)
TENHAM UM FIM DE ANO ABENÇOADO!

OBRIGADAAA, DEUS!! AO SENHOR A MINHA GRATIDÃO!

Um comentário:

  1. valeu menina ,,,muita luz a vc tbm ,,,e olha to ficando bom em leitura rsrsrs... bjus .

    ResponderExcluir